A verdade é que a grande maioria das pessoas não sabe, e não leva a sério a questão de traçar metas, e como já diria Sêneca há mais de dois mil anos:
“Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável.”
Então se para você, traçar metas é:
Dizer da boca pra fora e de maneira abstrata, subjetiva;
Não traçar plano, deixar a vida te levar;
Não definir prazo;
Não praticar a auto reflexão;
Com certeza terá muita, mas muita dificuldade de alcançar seus objetivos.
Nesse primeiro e-mail eu quero te apresentar 3 famosos métodos para traçar e alcançar metas, provavelmente você já vai conhecer algum, ou alguns, deles.
Método S.M.A.R.T (Com certeza você já conhece, mas continue lendo)
S - Específica
M - Mensurável
A - Alcançável
R - Relevante
T - Limite de Tempo
S - Específica
Seu objetivo deve ser claro e específico, caso contrário você não será capaz de concentrar seus esforços ou se sentir verdadeiramente motivado para alcançá-lo.
M - Mensurável
É importante ter metas mensuráveis, para que você possa acompanhar seu progresso e se manter motivado. Avaliar o progresso te ajuda a manter o foco, cumprir seus prazos e sentir a emoção de estar mais perto de alcançar seu objetivo.
A - Alcançável
Seu objetivo também precisa ser realista e atingível para ter sucesso. Em outras palavras, você irá precisar aumentar suas habilidades, mas ainda assim será possível. Quando você define uma meta alcançável, pode ser capaz de identificar oportunidades ou recursos que antes negligenciava ,mas que podem aproximá-lo dela.
R - Relevante
Esta etapa é para garantir que sua meta seja importante para você e que também esteja alinhada com outras metas relevantes. Se suas metas estiver desalinhadas, provavelmente não conquistará nenhuma delas.
T - Limite de Tempo
Cada meta precisa de uma data-alvo, para que você tenha um prazo para se concentrar e algo em que trabalhar. Esta parte dos critérios de meta SMART ajuda a evitar que as tarefas diárias tenham prioridade sobre suas metas de longo prazo.
Método W.H.O.O.P (Livro: Rethinking Positive Thinking)
Wish and Hope (Desejar e ter esperança)
Outcome (Resultado)
Obstacles (Obstáculos)
Plan (Planejamento)
Wish and Hope (Desejar e ter esperança)
Desejar e ter esperança é a primeira parte do estabelecimento de metas. Ouça a si mesmo - o que você acha que quer e o que você acha que é importante para você? Qual é a sua grande visão para si mesmo?
Outcome (Resultados)
Os resultados são onde você começa a obter clareza sobre quais ações precisará realizar para conseguir fazer sua primeira maratona. Você sabe que tem que fazer uma certa quantidade de trabalho de forma consistente para chegar lá - mas a ideia desse trabalho não é "sexy". Portanto, nos concentramos no objetivo final.
O cérebro humano é, na verdade, projetado para dar feedback positivo quando você pensa em alcançar um objetivo. É por isso que muitas pessoas param por aí.
Então, como podemos nos aprofundar no pensamento sobre seu objetivo? Atribuir emoção aos resultados desejados permite que você se sinta de uma determinada maneira. Concentre-se no resultado, sobre como você se sentirá ao atingir essa meta. Visualize-se tendo sucesso; quão bom é? Você deseja alcançar aquele sentimento de realização e orgulho.
Se você não consegue sentir a emoção? ... provavelmente não é um objetivo relevante …
Obstáculos
Por mais que possa ser extremamente simples pensar sobre seu resultado e seu plano, você precisa levar os obstáculos em consideração. Seus dias nem sempre vão sair como planejado. Você vai precisar trabalhar até tarde, talvez esteja chovendo, talvez você tenha filhos pequenos que o deixam acordado à noite. Você precisa se planejar para esses problemas em potencial; portanto, quando um problema surgir, você já vai ter pensado e já vai saber como agir nessa situação.
Você pode não ser capaz de prever todos os obstáculos possíveis, mas planejar o que fazer diante de alguns o ajudará a ser mais flexível quando eles surgirem.
Plano
Agora seu plano fica mais claro. Você sabe o que quer, porque quer, e o que pode atrapalhar. O plano é o resultado de todo o trabalho que você já fez, pensando em seus objetivos - é o seu projeto.
Regra 10x
A regra 10X diz que
Você deve definir metas para si mesmo que sejam 10 vezes maiores do que o que você acredita que pode alcançar.
Você deve realizar ações que sejam 10 vezes maiores do que o que você acredita ser necessário para atingir seus objetivos.
Erros básicos
Errar o alvo ao colocar objetivos que são muito simples e não trazem a motivação adequada
Subestimar o que será necessário em termos de ações, recursos, dinheiro e energia para alcançar o objetivo.
Passar muito tempo competindo e pouco tempo dominando,
Subestimar a quantidade de adversidades a serem superadas para realmente alcançar o objetivo desejado.
Bom, e se procurarmos na internet encontraremos milhares de outras formas, mas o motivo de eu ter apresentado essas três, é que o melhor método que encontrei para a formulação de metas, é uma junção desses três.
Isolados eles podem até funcionar para algumas pessoas, mas acho que cada um deles têm “buracos” que podem ser tapados com os conceitos dos outros.
No e-mail de amanhã vou te mostrar como fazer essa junção e começar a colocar em prática.
"Superestimamos o podemos fazer em um ano e subestimamos o que podemos fazer em dez anos.” Bill Gates